Juiz norte-americano embargou as contas do Banco Central da Argentina no Fed

Brasília – Um juiz dos Estados Unidos embargou hoje (12) as contas do Banco Central da Argentina no Federal Reserve (Fed), o banco central americano. Na decisão, o magistrado cita o decreto da presidente argentina Cristina Kirchner, que autorizou o governo a pagar US$ 6,5 bilhões em dívidas com as reservas do Banco Central.

O decreto abriu uma crise no governo argentino e provocou a exoneração do titular do Banco Central, Martín Redrado, do cargo, por ter se recusado a cumprir a determinação presidencial. No país vizinho o Senado é quem decide sobre o mandato do titular do BC. A Justiça argentina manteve Redrado em seu cargo, mas a Casa Rosada promete recorrer da decisão, enquanto a crise institucional persiste no país. 

Os fundos credores teriam aproveitado a crise para conseguir que o juiz americano bloqueasse a conta do banco central argentino. Um dos argumentos deles é de que o órgão poderia transferir o dinheiro para os cofres públicos ao invés de reembolsar os credores, segundo agências internacionais de notícias.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário